terça-feira, 6 de abril de 2010

A nave.

Vão aposentar o Discovery. Junto com ele se vai também a idéia de uma nave com personalidade que conquistou afeição das pessoas como os carros conquistam.
O ônibus espacial é uma idéia romântica de voo espacial. Como em Star Trek tinha a Enterprise, a NASA queria ter naves que vão e vem. Assim também seria mais barato que as naves descartáveis do período das viagens à Lua.

Que engano.

Os ônibus espaciais ficaram mais caros, pesados. Era preciso tanta manutenção a cada volta que tornava caro ir ao espaço.

O engraçado disso é que eu lembro do primeiro voo de ônibus espacial. Columbia, em omenagem a Colombo, o descobridor. A imprensa boquiaberta com uma nave que pousava como avião. E eu pensando: não foi sempre assim?

A idéia inicial era fazer muitas viagens. Mas viajar pra onde? Não era uma nave de pousar na Lua, não tinha estação espacial. O que tanto iam fazer lá? Experiências. Para os políticos ficou sem sentido manter o ritmo de viagens que havia. O governo estadunidense começou a cortar gastos.

O trambolho russo, a Soyus, é um modelo de 43 anos. Sofreu poucas mudanças desde o primeiro lançamento em 1967. A nave mais segura a viajar pro espaço. Os russos até tentaram um ônibus espacial, mas viram que não rola. É ela que vai continuar o trabalho de levar astronautas para a estação espacial internacional.Com isso podemos concluir que os russos venceram a corrida espacial antes mesmo da ida dos americanos à Lua. A tecnologia criada por eles é a que ficou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O comentário é azul.