quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Manifesto ou manifestação?

Não culpo a imprensa. Foram tantos eventos nesse ano com propósitos diferentes que ninguém estava acostumado a cobrir. Na labuta diária de cortar palavras, substituir por outra para evitar a repetição, acaba acontecendo um equívoco.

As manifestações dos 20 centavos, Passe Livre, “vem pra rua”, revolta da salada… (ninguém tem uma palavra pra nomear esse fenômeno) levaram comentaristas políticos à derrocada e jornalistas bem-intencionados ao deslize.

Que deslize é esse de que falo? Chamar manifestação de manifesto. São coisas bem diferentes. Manifestação é opinião, ou o ato de opinar, de expressar. É uma ação que pode ser apenas uma fala ou milhões de pessoas na rua pedindo a cabeça do rei.

Manifesto é um texto escrito, nada diferente disso, com a função de conclamar pessoas a fazer algo. Por isso, um manifesto pode resultar numa manifestação. Mas uma coisa é diferente da outra.

Manifestos famosos são o Comunista, escrito por Karl Marx e Frederick Engels; o Manifesto Mangue Bit, escrito por Chico Science e Fred Zero Quatro, o Manifesto Ciborgue, de Donna Haraway… Todos esses são textos com a função de levar seus leitores a uma nova postura.

Depois do “vem pra rua” os sindicatos, associações, até prefeitos passaram a ter postura mais afirmativa diante de negociações. Aconteceram greves, negociações, acampamentos… Tudo isso são manifestações.

Em Linguística, como na Semiótica, vemos que tudo que comunica é texto. O cartaz publicitário que tem uma frase curta sobre uma foto, diz mais do que a frase simplesmente. O filme de Chaplin, mesmo sendo mudo, tem mensagens em forma de texto visual. Por isso podemos dizer que a “manifestação” também escreve um “manifesto” quando passa ruidosa com seus cartazes. Mas esse texto é escrito por muitas mãos.

Nós, que temos a palavra como ferramenta de trabalho, sabemos que escrever com mais alguém pode ser mais difícil que sozinho, que o texto alterado por outra pessoa pode ficar truncado. Agora imagine milhares de pessoas, cada um carregando a sua frase.

Um comentário:

O comentário é azul.