terça-feira, 29 de julho de 2014

Homens com H

Nesse dia do homem resolvi fazer uma lista de homens que têm a minha admiração. O critério é: alcancei vivos, apenas esse.
Pra começar minha lista de Homens com H, abro com

Freddy Mercury

Um cara gay. E vai dizer que alguém é mais fodão que Freddy? O maior frontman de todos os tempos, um vocalista de rock que extrapolou os limites do estilo e tem fãs de todas as idades. Sim, Freddy era viadaço e mais homem que a maioria que conheço.

Jaques Custeau
Conheço ele desde que me entendo por gente. Enquanto a União Soviética e os Estados Unidos estavam começando a corrida espacial, o francês estava praticamente sozinho como maior explorador dos mares. Cousteau é o inventor do aqualung, o tanque de oxigênio que permite longas permanências debaixo d’água. Por coincidência seu invento facilitou as viagens espaciais. Fez dezenas de vídeos mostrando o mundo submarino no cinema e na TV. Uma parte do ecologista que sou é devida a ele.

Yuri Gagarin
A humanidade não poderia ter escolhido melhor seu primeiro representante a sair do planeta. O baixinho de 1,57 cabia muito bem na pequena nave, mas não cabia em si de tanta alegria.
Eu vi o filme First Orbit, com o áudio inteiro da sua curta viagem espacial. Todo o tempo, ele está animado e encantado com o que está vivenciando, não parece ter medo algum. Gagarin é descrito como magnético e vibrante em suas biografias.

Mike Patton
Outro frontman incrível e vibrante. Vocalista do Faith no More, Mike vai de interpretações classudas, ao estilo Frank Sinatra, a gritos guturais assustadores. Tem muito bom humor, gosta de conhecer o mundo e aprender palavras de onde viaja. A palavra preferida em português é “caralho”. Não tem muito o que dizer do bonitão, tem que ver.

Pedro Casaldáliga
Um padre nesta lista, quem diria? Um padre que escreveu, junto com Milton Nascimento, as letras do disco Missa dos Quilombos. O cara enfrentou garimpeiros, grileiros, pecuaristas em defesa dos humildes. Deu apoio a guerrilha do Araguaia, tem sido a voz contra o trabalho escravo e em apoio dos indígenas, numa região do país esquecida pelo Estado.

Simon Dale
Ele não é muito famoso. Sua história é a seguinte, a namorada engravidou e ele não tinham onde morar nem dinheiro pra providenciar uma casa. Pediu para o sogro um espaço “sujo” do seu sítio e começou a construir a própria casa com materiais da natureza. Usou basicamente cerrote e martelo e fez uma das casas mais incríveis do mundo. O governo municipal queria demolir a casa por estar fora dos padrões, mas depois a Nova Zelândia o chamou para ajudar a construir um conjunto habitacional com esse conceito.

Rolando Boldrin
Imagine um Serginho Groisman da roça. Um cabôco que conhece música rural e música popular dos quatro cantos do Brasil e tem de cabeça um monte de poemas e causos dos mais rústicos e bonitos. Penso em encontrar o sujeito numa varanda de um sítio e gastar uma tarde conversando potoca. Pode ser a tarde mais bem aproveitada da minha vida.

Sean Penn
Esse cara é danado! Ganhar dois Oscars foi só um detalhe na sua carreira. O cara fez papeis ótimos com atuações incríveis. Durante muito tempo Madonna afirmou que foi o grande amor da vida dela.

Três fatos sobre Penn:
Quando soube do terremoto no Haiti ele viajou pra lá e trabalhou por dias no resgate de vítimas.
Ele dirigiu um dos filmes mais cult e queridinhos desse começo de milênio: Into the Wild.
Pra arrematar, teve um caso com Scarllet Johanson. Acredite se quiser, ele que terminou.

Chris Hadfield
Outro astronauta, dessa vez um canadense. Chris é considerado o astronauta mais pop até agora nas viagens espaciais. O veterano já estava confortável na terceira vez. Tanto que compôs uma música, deu aula ao vivo do espaço pra crianças e fez experiências que seus seguidores no Twitter sugeriram. Coisa simples, como espremer uma esponja com água na gravidade zero.
Ele já era querido, mas ele fez mais: antes de deixar a ISS gravou um dos clips mais incríveis já feitos na história.

David Bowie
Compositor da única música com clipe gravado no espaço. Space Oddity, de Bowie, foi a música gravada por Hadfield. Essa lista corre o risco de começar e terminar com gays. Mas não sei se Bowie é gay, apesar dele ter pego Freddie Mercury. Com o dentuço ele fez um dos duetos mais incríveis que existem: Under Pressure.
Não é só isso, ele tem uma carreira incrível, filmes, clips, músicas arrebatadoras.

Incrível, fiz uma lista sem um Beatle.

Um comentário:

O comentário é azul.