quarta-feira, 28 de abril de 2010

Sessão Iconoclastia

Renato Russo

Sucesso dos anos 80, citado em provas de vestibular, Renato Russo tornou-se símbolo de uma poesia jovem. Representava a inteligência urbana e rock'n roll no Brasil. Foi com a Legião Urbana que muitos pais deixaram seus filhos se aventurarem pelo universo do rock. "Se rock é isso então pode".
Mas porque ele foi considerado inteligente? Junto com Humberto Gessinger (Engenheiros do Hawaii) foi autor das maiores baboseiras sem sentido. Baboseiras cantadas com orgulho de uma juventude cabeça (cabeça de minhoca).

Você, leitor de trinta e tantos, que vivenciou a febre Legião Urbana, que chorou amores perdidos bebendo vinho de segunda, deve estar me achando um boçal insensível.
Mas acompanhe uns trechos de Tempo perdido:

Todos os dias quando acordo
Não tenho mais

O tempo que passou

Mas tenho muito tempo
Temos todo o tempo do mundo...


Temos tempo ou não temos?

O que foi escondido
É o que se escondeu

E o que foi prometido

Ninguém prometeu

Nem foi tempo perdido

Somos tão jovens...


Conclusão?

Tem mais. Há tempos é tão sem sentido quanto algumas músicas do cearense Falcão.

Herdeiros são agora
Da virtude que perdemos...
Há tempos tive um sonho
Não me lembro, não me lembro...

Tua tristeza é tão exata
E hoje o dia é tão bonito
Já estamos acostumados
A não termos mais nem isso...

Os sonhos vêm e os sonhos vão
E o resto é imperfeito...

Lairton dos Teclados também teve um sucesso como esse: Morango do Nordeste. Um verso não tem nada a ver com o outro.

Enquanto isso, fazendo rock sem pretensão, estava Roger e seu Ultrage a Rigor. Visto como abobalhado e machista o Ultrage foi muito mais genuino em suas preocupações de "se dar bem com a mulherada" e se divertir. A banda fez o melhor rock da década com o disco "Vamos invadir sua praia".
Hoje em dia, entre Renato Russo e Roger, fico com Roger.

7 comentários:

  1. Poxa Guto, quantas pedras pra cima do Renatinho! O cara é gênio, já tentou ler as letras pulando uma linha? hahaha...
    Brincadeira, só pra contrariar, sei que você tava doido pra alguém vir defender o Renatinho. Mas se vc diz que música do primeiro post dá o tom do blog, não deveria defender nenhum dos dois. Nenhum dele diria que vivemos em um mundo lindo. O Roger diria que o "mundo é uma zona" e o Renato Russo que o "mundo é sofrido". Aliás se você for ver bem, Legião Urbana era meio emo, né?

    ResponderExcluir
  2. Que horror, comentários moderados!!!!
    Para com isso!
    Se vc tiver com a camiseta escrita isso não vai conseguir moderar os comentários ;)

    ResponderExcluir
  3. Xingamentos são bem vindos. O filtro serve somente pra pregadores e vendedores.

    ResponderExcluir
  4. Renato Russo, em suas letras poéticas contraditórias... mas a pergunta é: Onde esta a poesia que me disseram está ali? Vinicius de Moraes se ouvisse Renato Russo e apreciasse este teu artigo, pensaria o mesmo. Imediatamente passaria um e-mail para o Camões e lhe diria que algo tem haver com seus poemas.

    ResponderExcluir
  5. Renato Russo, em suas letras poéticas contraditórias... mas a pergunta é: Onde esta a poesia que me disseram está ali? Vinicius de Moraes se ouvisse Renato Russo e apreciasse este teu artigo, pensaria o mesmo. Imediatamente passaria um e-mail para o CamÔes e lhe diria que algo tem haver com seus poemas.

    ResponderExcluir
  6. Renato Russo, em suas letras poéticas contraditórias... mas a pergunta é: Onde esta a poesia que me disseram está ali? Vinicius de Moraes se ouvisse Renato Russo e apreciasse este teu artigo, pensaria o mesmo. Imediatamente passaria um e-mail para o CamÔes e lhe diria que algo tem haver com seus poemas.

    ResponderExcluir
  7. Refletindo bem...acho que Lairton e seus teclados se inspirou em Renato Russo pra fazer a letra de Morango do Nordeste, hahahahaahaha!

    ResponderExcluir

O comentário é azul.