segunda-feira, 10 de maio de 2010

Clandestinos

Hotel
Fiquei preso em Sinop porque os bancos 24 horas fecham as 21h. O hotel onde estou tem uma máquina de cartão que não funciona. Não pude pagar antes de amanhecer por isso fiquei preso ao hotel um dia a mais que planejei.

Sinop
O nome da cidade é uma sigla: Sociedade Imobiliária do Norte de Paraná. Só em Mato Grosso empresas dão nome a cidades. A ocupação dessa região, iniciada a 30 anos atrás, foi estimulada pelo governo militar e realizada pelas empresas ligadas ao governo. A vinda de migrantes do Sul tinha a função de ocupar uma área que julgavam vazia e branquear essa região do país. Essa idéia surgiu no tempo de Lei Áurea e se mantem até hoje na cabeça de alguns governantes.

Agronegócio
Por causa da malária muitos paranaenses e gaúchos desistiram e abandonaram as terras conquistadas. Outros foram assassinados por vizinhos mais poderosos e inescrupulosos. Alguns dos assassinos são a classe política de Mato Grosso até hoje. A soja que orgulha o estado gera riqueza tão concentrada como as terras agrícolas. Tem suas vantagens econômicas, fortemente subsidiadas pelo governo estadual e federal, e graves conseqüências sociais.

Maranhenses
Aquele estado lindo deve ser horrível de morar. Só posso concluir isso ao observar tantos maranhenses migrando para cá para viver nas piores áreas das cidades ricas, para serem explicitamente descriminados. Atualmente já existem empregos na construção civil para eles, mas no início eram tiradores de toco. O tirador de toco é o cara que vai no braço desenterrar as raizes e tocos de uma área desmatada. Trabalho bruto, muitas vezes escravizado. Mato Grosso é o segundo estado em casos de escravidão no Brasil.

Mano Chao
Quando o conheci, numa edição do Mondo Massari, na MTV, fiquei muito interessado no som do cara. A colagem de sons se reflete nos clips. A colagem e fragmentação reflete o conceito do cara. As pessoas sem pátria definida são fragmentadas. Fragmentado é esse post.
Maranhenses são clandestinos e quando sou obrigado a parmanecer numa cidade mais tempo que planejei também me sinto assim.


2 comentários:

  1. Sim, as autoreferências de Mano Chao são uma característica que em pouco tempo me cansou. O show que vi dele foi um pula-pula sem o cuidado da elaboração do disco. Musicalmente ele não me diz mais muita coisa. Mas ainda é um dos artistas mais importantes do mundo. Ele tem dando uma de David Byrne e revelado artistas pra midiazona.

    ResponderExcluir

O comentário é azul.